Bem-vindo!

VQ7 _ JV

VQ7 _ JV

Dentro do “Slogan” da OANSE, não são só as crianças que entendemos que são importantes para Deus; também cremos que os Adolescentes e Jovens são importantes para Deus.

Se você já têm o ministério infantil da OANSE em sua igreja, a primeira coisa que precisamos dizer que o ministério dos Jv´s precisam ser realizados em outro horário, de preferência em outro momento porque quando eles chegam a adolescência eles não querem nada em sua reunião que os ligue com coisas de criança. Abaixo você têm a explicação de como o programa JV´s foi montado, baseado nas seguintes informações:

- OBJETIVOS

Para melhor explicar sobre este ministério, queremos começar colocando que os dois objetivos do ministério dos adolescentes são o evangelismo para os que ainda não conhecem a Cristo e o discipulado. Lembre-se que eles estão em busca de um grupo aonde eles tenham a liberdade de colocar as suas dúvidas e que eles se sintam parte. Queremos criar este grupo na igreja e tenha a certeza que se ele não encontrar na igreja, ele encontrará fora da igreja.

- MANDAMENTOS BÍBLICOS

Na palavra de Deus encontramos vários mandamentos bíblicos para que ensinemos a palavra de Deus a este grupo. Muitos os colocam como “aborrecentes”. Nós acreditamos que eles são seres criados por Deus e que precisam ouvir do amor de Deus como a todos os que foram também criados por Deus. Alguns versículos que trazem os mandamentos bíblicos para o ministério com adolescentes:

  • Mt. 28:19-20 nos ensina que devemos IR, pregar o evangelho e FAZER DISCÍPULOS (Evangelismo e Discipulado);
  • At.1:8 fala que devemos ser TESTEMUNHAS para todas as idades;
  • Tt. 2:6 fala que devemos exortar aos Jovens;
  • Tt. 2:4 fala que as Jovens moças precisam ser instruídas pelas mais idosas;
  • II Tm 2:22 fala que os Jovens devem fugir de padrões deste mundo. Eles só conseguirão se forem instruídos;
  • Jó 31:1 fala que ele fez um compromisso com seus olhos para olhar da maneira correta para uma donzela. Os nossos adolescentes só terão esta atitude se forem instruídos da maneira bíblica.

Estes são só alguns dos versículos que nos falam sobre Adolescentes. Eles podem ser uma bênção em sua igreja e em suas famílias se ensinarmos eles da maneira bíblica.

- NECESSIDADES

Todos nós temos necessidades. Ao desenvolvermos este ministério, pensamos em, pelo menos, 4 áreas que precisam se desenvolver:

  1. Física – Eles estão em fase de mudanças. Queremos com os Jv´s criar um ambiente seguro onde eles tenham a liberdade de perguntar sobre as suas mudanças físicas e serem instruídos da maneira correta.
  2. Espiritual – Mesmo como adolescentes precisam conhecer a Jesus como o seu salvador. Nesta idade eles decidem se o que aprenderam até agora em sua infância é verdadeiro ou não. Queremos além do evangelismo, trabalhar com o discipulado através de bases bíblicas importantes, fazendo com que estes versículos criem raízes em sua vida espiritual;
  3. Social – Eles estão buscando um grupo da sociedade que eles podem se encaixar. Queremos criar um grupo onde eles se sintam parte.
  4. Emocional – Nesta idade eles estão em uma “montanha russa” de emoções. Muitas decepções com amigos, decepções de uma sociedade que eles são populares se estiverem na moda, se fizerem o que todo mundo faz. Queremos trabalhar com eles que mesmo que pessoas podem te decepcionar, eles têm Deus como um grande amigo que sempre está a disposição deles.

- ALVOS

Como Alvos, queremos que a liderança do seu grupo de adolescentes defina: Onde estamos (Quantos adolescentes, o que interessa para eles, o que temos de programa hoje) e para onde queremos ir (Qual será o alvo para o semestre com os meus adolescentes). Isto lhe ajudará a seguir para as próximas partes do ministério. O alvo é que lhe indicará como e o que utilizará dentro da ferramenta OANSE JV´s.

- PROGRAMA

Com o seu alvo em mente, a OANSE sugere um programa para a realização do seu minitério com Adolescentes. Temos 3 períodos que sugerimos que ocorram no seu ministério com Adolescentes:

  1. Atividades – Pensamos sobre um período de tempo na sua reunião onde todos os adolescentes estão juntos em atividades esportivas ou em gincanas. Sugerimos uma atividade fora da igreja a cada 3 meses, uma reunião temática por mês e reuniões e atividades semanais. No treinamento além de uma melhor explicação sobre esta parte, você sairá com 6 meses de planejamento das possíveis atividades.
  2. Grupo Grande – Parte da reunião onde temos um período para cânticos e utilizamos o material da OANSE – Unidades OURO, PRATA ou BRONZE (uma por ano) para o devocional. A ênfase aqui é para o adolescente não crente ou aquele que não é tão compromissado com Deus.
  3. Grupo Pequeno – Parte da reunião onde temos grupos pequenos (de 1 a 10 adolescentes) onde criaremos relacionamentos entre eles e com o seu líder do grupo. Temos 2 tipos de grupos: Os dos adolescentes não crentes ou os que não são compromissados com Deus onde aplicaremos o que foi aprendido no grupo Grande; ou o de adolescentes que precisam crescer espiritualmente, onde utilizaremos o material SPRINT ou MARATONA e trataremos de temas para crescimento espiritual e memorização de versículos. Também dentro deste grupo trabalharemos partes destes manuais chamados Desafio PACER que são atividades extras para adolescentes compromissados.

- ORGANIZAÇÃO

Toda organização ou grupo de pessoas precisa de organização. A OANSE sugere líderes que sejam salvos, compromissados com Deus, dispostos a aprender com os adolescentes e que sejam confiáveis. Além disto, um planejamento de todas as atividades ajudará aos líderes a desenvolverem o ministério dentro de um alvo, com o programa correto e com o material correto.

- MATERIAIS

A OANSE disponibiliza o Manual de Treinamento Básico dos JV´s onde desenvolvermos com mais detalhes cada parte do programa dos adolescentes (Clique no link abaixo sobre treinamento e investimento).

Também a OANSE já têm pronto o material para devocional do grupo grande para o Adolescente (Chamado Unidade OURO, PRATA ou BRONZE), além do material do professor que dará idéias criativas de como desenvolver o devocional baseado nas necessidades do seu grupo.

Outro material que temos disponível é o manual de memorização SPRINT e MARATONA. É o material onde cada semana no grupo pequeno trabalharemos com temas dentro da realidade dos nossos adolescentes. Temos também o manual do aluno e do professor.

- AVALIAÇÃO

Sugermos, pelo menos 1 vez ao mês, a liderança do ministério com adolescentes se reúna para avaliar os alvos propostos no início do ministério se estão sendo alcançados. Se não estão sendo, avaliarmos se precisam ser ajustados, ou se alguma parte do programa ou do material precisa ser atualizado. Também dentro desta reunião de avaliação ter um tempo para orar pelos adolescentes e pela liderança, planejarem visitas a eles.

Este ciclo acima deve ser repetido em toda a reunião de planejamento, voltando nos mandamentos bíblicos e encerrando na avaliação.

4 Item(s)

por página

Grade  Lista 

Definir Direção Descendente

4 Item(s)

por página

4 Item(s)

por página

Grade  Lista 

Definir Direção Descendente

4 Item(s)

por página